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04.11.19

MATRÍCULAS NO ENSINO SUPERIOR CRESCEM 44,6% EM UMA DÉCADA


FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - INEP - REVISTA GESTÃO UNIVERSITÁRIA – 10/10/2019 – BELO HORIZONT2, MG

No Brasil, 8,45 milhões de pessoas cursam algum curso de graduação da educação superior. É um contingente 44,6% maior do que há 10 anos. A maioria das matrículas, 6,37 milhões, está concentrada em 2.238 instituições de ensino privadas. As demais 2,08 milhões de matrículas estão nas 299 instituições públicas. O panorama faz parte do Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os dados se referem ao ano de 2018.

O retrato do censo revela que 11,8% das instituições são públicas, ligadas às três esferas estatais, e 88,2% são privadas. Elas estão organizadas em quatro categorias administrativas, de acordo com a seguinte distribuição:

Privadas

• 88,2% das instituições (2.238);

Públicas

• 42,8% são estaduais (128);

• 36,8% são federais (110);

• 20,4% são municipais (61).

Das 2.537 instituições de educação superior do país, 199 são universidades. Apesar de serem 7,8% do total de instituições, elas têm mais da metade das matrículas, 4.467.694, ou 52,9% dos estudantes; e, mesmo que haja um número elevado de faculdades, 81,5% do total de instituições, elas concentram 22% dos estudantes matriculados.

• 199 com 4.467.694 matrículas em universidades;

• 230 com 1.906.327 matrículas nos centros universitários;

• 2.068 com 1.879.228 matrículas nas faculdades;

• 40 com 197.506 matrículas em institutos e centros federais de educação tecnológica.

O Censo da Educação Superior apurou que são oferecidos 37.962 cursos de graduação no Brasil e 45 cursos sequenciais, que são aqueles vinculados a faculdades ou a universidades que dão formação específica para quem já tem o ensino médio.

Censo superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior reúne informações sobre as instituições de educação superior, os cursos, os docentes e os alunos. O preenchimento do censo é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e para a participação das instituições em programas do Ministério da Educação. O censo subsidia ainda a Avaliação da Educação Superior, sendo insumo para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), dois dos Indicadores da Qualidade da Educação Superior divulgados pelo Inep.

 


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  Parabenizo ao IDEIA pela iniciativa e arrojo nesse projeto,com a certeza de querer o melhor para todos  

Prof. Roberto Wagner S. Campos
Presidente da CPPD do Colégio Pedro II - RJ




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